Paim: Senado é espaço de construção coletiva e diálogo, com tolerância e justiça

Da Agência Senado | 26/03/2024, 16h41

selo_senado_200_anos_com_saiba_mais
O senador Paulo Paim (PT-RS) ressaltou, em seu pronunciamento nesta terça-feira (26), a importância da sessão especial realizada no Plenário, na segunda-feira (25), para celebrar o marco de 200 anos de criação do Senado. O evento contou com a participação de representantes dos Três Poderes. O parlamentar afirmou que o Senado é “um espaço de construção coletiva e diálogo, onde a tolerância, a justiça e a verdade são pilares inabaláveis”.

— Nosso engajamento é intransigente com as causas nobres e justas, com a defesa da dignidade e dos direitos humanos; com o combate incansável ao racismo e toda forma de preconceito e discriminação. Nosso compromisso com os direitos humanos exige não apenas lágrimas de solidariedade, mas também um firme empenho na construção de um mundo melhor para todos viverem. Reconhecemos a importância das diversidades representadas nestas cadeiras, neste Plenário, nas comissões e corredores. Mas queremos mais representatividade de mulheres, de negros, de jovens e de pessoas com deficiência, refletindo a riqueza e a pluralidade do nosso povo. O caráter representativo do Senado é o pilar que oxigena nosso pacto federativo, fortalecendo os laços que unem nossa nação diversa.

Paim também citou momentos marcantes vividos na Casa, como a Lei Áurea, o voto feminino direto, a redemocratização e a Constituinte.

Concerto

Ele elogiou o concerto realizado em homenagem ao bicentenário do Senado, na segunda à noite, com regência do maestro João Carlos Martins. O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

— Foi uma retrospectiva da luta pela liberdade, da luta dos negros, negras e brancos para acabar com a escravidão, em que o Senado foi o principal timoneiro, foi a trincheira. Porque aqui se travaram grandes debates entre os que eram contra e a favor da liberdade e do fim da escravidão. Não foi tudo aquilo que gostaríamos para nós negros. Mas, sem sombra de dúvida, foi importantíssimo. O ato de ontem à noite demonstrou com gravuras lindas — no fundo, que se moviam — os artistas que estavam no palco.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)