Código de Processo Civil

Comissão vota no dia 4 sugestões ao novo CPC


A comissão temporária que examina o substitutivo da Câmara ao projeto do novo Código de Processo Civil (PLS 166/2010) votará na próxima semana o relatório elaborado pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) sobre a matéria.

CDR discute inclusão dos albergues na Lei do Turismo

O autor do projeto, Rodrigo Rollemberg, ressalta que os albergues são um dos meios de hospedagem mais utilizados por jovens viajantes ao redor do mundo.

Rádio Senado comemora 50 anos de carreira de Paulinho da Viola

O ouvinte vai conhecer um pouco da trajetória do criador da velha guarda da Portela, que estreou na famosa casa de samba Zicartola, do mestre Cartola e sua mulher, dona Zica.

Chuva é tema do 'Encantos de Versos' deste final de semana

O tema que inspirou poetas como Fernando Pessoa Florbela Espanca Drummond, Cecília Meireles e Manoel de Barros, falecido recentemente.

150 anos da Guerra do Paraguai: bisneto de Solano López reivindica do Brasil o ‘canhão cristão’

Em 2014, a guerra que uniu numa tríplice aliança Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai completa 150 anos. O duque de Caxias, principal responsável por organizar as tropas brasileiras e levar os aliados à vitória, é o patrono do Exército e uma das principais figuras da nossa história. O que poucos sabem é que ele também era senador do Império. Do lado paraguaio, o marechal Francisco Solano López, tido como o maior herói do país vizinho, foi quem ordenou a invasão do Brasil, deflagrando o conflito, que durou pouco mais de cinco anos (1864-1870). Esse é o tema do especial Arquivo S, que será publicado no Jornal do Senado desta segunda-feira (1º). O repórter Ricardo Westin ouviu especialistas no conflito e um dos bisnetos de Solano López. Miguel Ángel Solano López fala de ressentimentos e cobra do Brasil a devolução de um troféu de guerra que hoje faz parte do acervo do Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro: o canhão cristão.