Senado prestará homenagem ao 'Correio do Povo' nos seus 120 anos

Da Redação | 15/10/2015, 17h10

O Senado Federal fará uma sessão especial no dia 23, às 14h, para homenagear o jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, pelos 120 anos de sua fundação. Em todo esse tempo, o Correio ficou apenas dois anos sem circular, sendo um dos jornais de maior circulação no estado, segundo a Associação Nacional de Jornais.

O senador Lasier Martins (PDT-RS), que apresentou o requerimento de homenagem ao Correio do Povo, disse que o jornal tem uma trajetória de vitórias ao informar não só os gaúchos, mas também os brasileiros.

— O Correio do Povo é uma verdadeira marca dos gaúchos, levando a todos os rincões informação com credibilidade, além de preservar valores de imparcialidade e de excelência no ofício que o consagrou. É o jornal que o gaúcho carrega no coração — disse o senador.

O jornal foi fundado no dia 1º de outubro de 1895, pelo jornalista Francisco Antônio Vieira Caldas Júnior. Na época, o Rio Grande do Sul tinha duas grandes forças políticas, os maragatos, que se identificavam com lenços vermelhos no pescoço, e os chimangos, com lenços brancos. Para provar a independência do jornal, as primeiras edições foram impressas em papel rosa, o que fez com que ele ficasse conhecido como "róseo"

Por muito tempo, escritores famosos no estado e no país tiveram presença certa no jornal, entre eles Machado de Assis e Mário Quintana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: