Situação do Centro de Biotecnologia da Amazônia vai ser debatida em audiência pública

Da Redação | 29/06/2015, 09h36

A Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) tem audiência pública a partir das 9h desta terça-feira (30) para debater a situação da Biotecnologia no Brasil e, em especial, do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Os senadores devem cobrar de representantes do governo a viabilização das atividades do CBA, instalado em Manaus. Fundado no governo de Fernando Henrique Cardoso em 2002, o instituto passa por dificuldades, entre as quais a queda do número de cientistas de seu quadro.

A falta de manutenção dos equipamentos e a indefinição de um modelo de gestão também preocupam os parlamentares. O senador Omar Aziz (PSD-AM) é um dos autores do requerimento para a realização da audiência. Ele vem alertando para os problemas do Centro de Biotecnologia desde o início do ano.

Além de um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, foram convidados Dácio Montenegro, do Movimento Pró-CBA; Ana Cristina Barros, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente; Spartaco Astolfi Filho, professor da Universidade Federal do Amazonas; Emmanuel Ribeiro Sales de Aguiar, superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Superintendência da Zona Franca de Manaus; e Fernando Lourenço Nunes Neto, diretor de Tecnologias Inovadoras da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)