Comissão de Mudanças Climáticas apresenta plano de trabalho

Da Redação | 27/03/2015, 17h18

O relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC), deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), apresentará na terça-feira (31) o plano de trabalho do colegiado para 2015. Entre as principais preocupações da CMMC neste ano estão a crise hídrica e energética, além da preparação do Brasil para a conferência COP 21, a ser realizada a partir de 30 de novembro em Paris, na França.

Em 25 de março a comissão elegeu o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) como presidente e o deputado Sarney Filho (PV-MA) como vice-presidente. Na ocasião, Bezerra propôs a realização de um "profundo diagnóstico" da situação hídrica e energética e sugeriu um cronograma de convites para que especialistas e autoridades possam falar à comissão.

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas foi criada pela Resolução 4/2008 do Congresso Nacional com o objetivo de acompanhar as ações do governo no enfrentamento dos impactos ambientais e socioeconômicos gerados pelas alterações climáticas globais. A Comissão também tem a finalidade de monitorar e fiscalizar as ações adotadas pelo Brasil para amenizar os impactos do aquecimento global, bem como as ações de ampliação das fontes renováveis de energia e as medidas de incentivo à ocupação ordenada do solo. Uma das principais metas da CMMC é atuar para a redução da emissão de gases do efeito estufa e dos índices de desmatamento da Amazônia.

Com informações da Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: