Rádio Senado faz reportagem especial sobre o Novo Código de Processo Civil

Da Redação | 20/03/2015, 10h02

Na Reportagem Especial deste final de semana, a Rádio Senado apresenta todas as mudanças trazidas pelo novo Código de Processo Civil (CPC), que trata das regras para a análise das ações judiciais. Entre elas, a possibilidade de multa quando ficar caracterizado que a interposição do recurso tinha por intenção atrasar a decisão, e também a priorização da tentativa de conciliação, com a criação de centros de conciliação.

Aprovado em dezembro pelo Senado, o novo Código de Processo Civil foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff, na última segunda-feira (16). A nova lei foi elaborada por uma comissão de juristas, por iniciativa do ex-senador José Sarney, e ficou em discussão no Congresso Nacional por cinco anos. O novo CPC substitui o código anterior, que é de 1973. A intenção é acelerar as decisões judiciais.

A modernização do CPC tem o objetivo de simplificar os processos e agilizar a resolução dos conflitos na Justiça, inclusive com a eliminação de parte dos recursos que hoje são permitidos. O Código contém todas as normas relacionadas aos processos judiciais de natureza civil, o que abrange prazos, recursos, forma de atuação de juízes e partes.

COMO OUVIR

Dia e horário: sexta (20), às 18h; com reprise sábado (21), às 10h e domingo (22), às 17h.
Para sintonizar: em FM nas cidades de Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Manaus (106,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: O programa está disponível na página da Rádio Senado (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)