Guerra do Paraguai é tema de programa na Rádio Senado

Da Redação | 12/12/2014, 15h59

O mais sangrento dos conflitos já ocorridos na América Latina, a Guerra do Paraguai ainda é uma ferida aberta. O tema é tratado no programa Reportagem Especial da Rádio Senado, neste final de semana.

A equipe da Rádio Senado mostra de que forma a guerra começou, há 150 anos, como foram as principais batalhas e quais foram as consequências tanto para o Paraguai quanto para o Brasil.

Historiadores brasileiros e estrangeiros contam que o Paraguai até hoje não se recuperou completamente da guerra e explicam por que o ditador Solano López ainda é considerado um herói nacional no país vizinho, mesmo tendo sido ele o causador do conflito que levou a própria terra à destruição.

A Rádio Senado encontrou um bisneto de Solano López. Ele disse que o Brasil precisa devolver um canhão que foi levado do Paraguai como troféu de guerra e hoje está exposto num museu no Rio de Janeiro. De acordo com ele, a devolução aliviaria o ressentimento que os paraguaios sentem até hoje em relação ao Brasil.

COMO OUVIR

Dia e horário: sexta (12) às 18h; sábado (13), às 10h; domingo (14), às 17h.
Para sintonizar: em FM nas cidades de Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Manaus (106,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), João Pessoa (106,5 MHz), Macapá (93,9 MHz) e São Luís (96,9 MHz).
Pela internet: O programa está disponível na página da Rádio Senado (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: