Empresário ouvido pela CPI admite ter feito negócio com Paulo Roberto Costa

Da Redação | 27/11/2014, 13h16

O sócio e administrador da empresa Sanko-Sider, Márcio Andrade Bonilho, continua prestando esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista da Petrobras. Ele admitiu ter conhecido o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa, dois anos após o executivo ter deixado a diretoria de Abastecimento da petrolífera.

- Tive um único contrato com a Costa Global Consultoria, que durou quatro meses. Eu estabeleci um contrato de representação com ele, para que apresentasse empresas do exterior e ampliasse o leque de oferta de produtos no Brasil [...] Durou apenas quatro meses. Ele prospectaria empresas. Mas passaram os quatro meses e não teve negócio nenhum  - disse.

Youssef

Bonilho também admitiu ter feito negócios com Alberto Youssef, que atuou como espécie de representante comercial, intermediando negócios e recebendo por comissão, conforme o êxito da negociação, mas negou ter feito negócios irregulares. No total, ele reconheceu ter pago cerca de R$ 37 milhões em comissões pela intermediação com empresas, inclusive empreiteiras.

Márcio Bonilho informou que conheceu Youssef há quatro anos como empresário do setor de turismo e homem com "bom tráfego entre as construtoras".

A explicação não convenceu o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que o acusou de ter contratado um doleiro para ser vendedor:

- O senhor sabia que se tratava de um doleiro e não de um empresário. Se contrata uma pessoa, o mínimo a fazer é entrar na internet. Se tivesse feito, veria o nome dele em outras ações criminais que ele respondia - afirmou.

Para o deputado, o dinheiro pago ao doleiro incluía comissão também, mas a maior parte era do "propinoduto".

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)