Luiz Henrique defende restrição à divulgação de pesquisas eleitorais

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/10/2014, 17h17

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) defendeu proposta de sua autoria que proíbe a divulgação de pesquisas eleitorais desde 15 dias antes da votação (PEC 57/2012). Segundo ele, os números das pesquisas podem influenciar eleitores, animar ou desanimar a militância e incentivar ou afastar os financiadores de campanha e, assim, prejudicar ou beneficiar candidatos.

Ele citou exemplos, em Santa Catarina, de pesquisas eleitorais que não se confirmaram após a apuração dos votos. Em Blumenau, por exemplo, o atual prefeito, Napoleão Bernardes (PSDB), não chegaria nem ao segundo turno em 2012 de acordo com os institutos de pesquisa. Em Joinville, às vésperas do segundo turno, o prefeito eleito Udo Döhler aparecia 15 pontos atrás do outro candidato. Apurados os votos, Udo Döhler (PMDB) ficou nove pontos percentuais à frente.

Segundo Luiz Henrique, este ano não foi diferentes. Ele lembrou o caso do governador eleito do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), que, de acordo com os institutos de pesquisa, não chegaria ao segundo turno.

- Evidentemente que a publicação de pesquisas às vésperas da decisão do eleitor beneficia diretamente os candidatos mais ricos e poderosos. Uma parte das lideranças políticas brasileiras é proprietária de jornais, emissoras de rádio e de TV. O direito de publicar pesquisas no calor das disputas beneficia diretamente quem pode pagá-las e publicá-las e isso tem relação com o pequeno grau de renovação das representações dos estados no congresso nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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