Livro editado pelo Senado sobre Constituição de 88 é destaque no Prêmio Jabuti

Da Redação | 17/10/2014, 20h42

O livro A Gênese do Texto da Constituição de 1988, dos servidores do Senado João Alberto de Oliveira Lima, João Rafael Nicola e Edilenice Passos, ficou entre os dez finalistas do Prêmio Jabuti 2014 na categoria Direito.

A obra, editada pela Coordenação de Edições Técnicas do Senado, mostra o processo histórico de elaboração do texto constitucional, em dois volumes.

No primeiro, os autores mostram o processo de formação do texto, incluindo dispositivos que não prosperaram no debate constitucional. Já no segundo, são apresentados seis textos de projetos, um encarte que explica o fluxo de documentos e os eventos históricos, além de três fac-símiles.

De acordo com João Alberto, um dos autores, a motivação de escrever o livro partiu das comemorações dos 25 anos da Constituição, celebrados em maio do ano passado. Embora nenhum dos três autores tenha formação em Direito, os três compartilham a mesma paixão: a Carta Magna.

– Edilenice é bibliotecária, eu e João Rafael somos formados em Ciência da Computação. Apesar disso, achamos de fundamental importância, como cidadãos, entendermos a nossa constituição. Foram seis meses para o livro ficar pronto, e o resultado é um material especialmente interessante para os estudiosos do Direito Constitucional — explicou.

A Livraria do Senado está colocando à venda 900 exemplares do livro, de 2 mil exemplares lançados. Cada um custa R$ 110.

O Jabuti

Concedido pela Câmara Brasileira do Livro (CMB) desde 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Com 27 categorias na 56ª edição (2014) valoriza os escritores, mas também  a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.

O júri é formado por especialistas de cada categoria, indicados pelo Conselho Curador do Prêmio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: