Reguffe, do PDT, é o novo senador do DF

Guilherme Oliveira | 05/10/2014, 18h45

José Antônio Reguffe (PDT) foi eleito senador pelo Distrito Federal. Com 100% das urnas apuradas, o pedetista alcançou a marca de 57,61% dos votos válidos (826.576). Reguffe venceu a disputa contra o atual dono da vaga, Gim (PTB), que tentava a reeleição e conquistou 18,93% (271.525), e o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF), que ficou com 18,8% (269.791). Ambos não alcançaram até essa altura 20% dos votos válidos, cada.

José Antônio Reguffe é economista e jornalista. Nascido em 1972, no Rio de Janeiro, concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2007, quando foi eleito a deputado distrital pelo PDT. Em 2010, candidatou-se a deputado federal, sendo eleito com a maior votação proporcional do País – 18,95% dos votos válidos no Distrito Federal.

Conhecido por suas posturas éticas já adotadas na Câmara Legislativa, ao abrir mão dos salários extras, de 14 dos 23 assessores e da verba indenizatória, economizando cerca de 3 milhões de reais em quatro anos, Reguffe fez o mesmo na Câmara Federal. Foi vice-líder do partido e titular das comissões de Defesa do Consumidor; e das comissões especiais da PEC que altera a posse para cargo eletivo; da Reforma Política e da PEC que trata do Sistema Distrital Misto.

Foi autor de projetos que tratam de Reforma Política; que veda a cobrança de tarifa de assinatura básica por empresas públicas ou privadas; que tratam de direitos do consumidor com relação a planos de saúde; Também é autor de uma proposta que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a possibilidade de matricular a criança no ensino fundamental no ano em que completar 6 (seis) anos de idade. Até o momento, nenhum projeto de sua autoria virou norma jurídica.

No Senado, o candidato quer defender a aprovação de uma Reforma Política. Defende o fim da reeleição para cargos majoritários e limitação de uma recondução em cargos legislativos; voto distrital; fim do voto obrigatório; abertura para revogação de mandatos de eleitos que não cumpram seus compromissos e campanha e financiamento público de campanha, com possibilidades idênticas para todos os partidos.

Ele também defende uma correção nos limites de isenção da tabela de Imposto de Renda, o que aliviaria a carga tributária sobre assalariados e membros da classe média.

Veja os resultados no site do TSE

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições Eleições 2014