Dia Mundial sem Carro será tema de edição especial do Conexão Senado na segunda

Da Redação | 19/09/2014, 11h19

O Dia Mundial sem Carro, nesta segunda-feira (22), estará em destaque no programa Conexão Senado, que vai ao ar na Rádio Senado das 7h50 às 9h (horário de Brasília).

Repórteres percorrerão diferentes trajetos de casa até o trabalho, na Praça dos Três Poderes, região central de Brasília, usando ônibus, metrô e bicicleta e farão boletins ao vivo. Haverá gente saindo de Águas Claras, de metrô; da Asa Sul, de ônibus; da Asa Norte, de bicicleta; e do Sudoeste, mesclando trechos de caminhada e de pedalada em bikes compartilhadas, aquelas laranjinhas espalhadas por alguns pontos da capital.

Já a repórter Lucyenne Landim vai encarar o trânsito de São Paulo e apresentar suas primeiras impressões sobre as alternativas de mobilidade urbana da cidade. O programa ainda levará ao ouvinte entrevistas e reportagens especiais relacionadas à mobilidade urbana e às alternativas ao automóvel como meio de transporte.

O Dia Mundial sem Carro surgiu na Europa em 1997 e marca o encerramento da Semana da Mobilidade. Um dos objetivos da campanha é o de estimular a reflexão sobre os problemas causados pelo número crescente de automóveis nas ruas e incentivar as pessoas a experimentar formas alternativas de deslocamento. Várias cidades do Brasil e do mundo programaram atividades especiais, como passeios ciclísticos, caminhadas e gincanas.

A mobilidade urbana vem ganhando prioridade na agenda política, inclusive no Senado que, além de aprovar projetos voltados para a redução do preço da tarifa de transportes coletivo urbano, realizou audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), para discutir como melhorar o tráfego de pessoas nas grandes cidades. As ideias trazidas pelos especialistas e os projetos em discussão na Casa foram reunidos em uma das edições da revista Em Discussão!, publicação do Jornal do Senado. Acesse aqui a edição nº 18 da revista e saiba mais.

COMO OUVIR

Dia e horário:A edição especial do Conexão Senado vai ao ar na segunda-feira (22), das 7h50 às 9h (horário de Brasília)
Para sintonizar: em FM nas cidades de Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz), Manaus (106,9 MHz), Teresina (104,5 MHz), João Pessoa (106,5 MHz) e Macapá (93,9 MHz).
Pela internet: O programa está disponível na página da Rádio Senado (acesse aqui)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Mobilidade Urbana Transportes