Cristovam pede apuração sobre suposto acerto de perguntas na CPI da Petrobras

Da Redação | 04/08/2014, 16h55

A denúncia de fraude na CPI da Petrobras do Senado precisa ser apurada, ou a credibilidade do Congresso será posta em xeque, afirmou nesta segunda-feira (4) o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).  Para ele, se o conteúdo publicado na última edição da revista Veja se confirmar, essa terá sido uma das maiores desmoralizações ao Congresso dos últimos tempos.

- E me incomoda o silêncio do senador Renan Calheiros [presidente do Senado] tem mantido sobre o assunto. Queremos que ainda hoje ou amanhã o presidente mostre como zela por essa Casa e pela democracia – completou, durante pronunciamento no Plenário.

Como ex-reitor da Universidade de Brasília, Cristovam lembrou-se do episódio em que um professor antecipou a um aluno o conteúdo de uma prova no dia seguinte. Apurada a conduta, ele foi demitido.

- E a gente ainda não ouviu falar em demissão daqueles que fizeram o mesmo com a CPI da Petrobras - observou o parlamentar, que cobrou explicações também dos senadores que integram a CPI.

Cristovam levantou a hipótese de a Justiça investigar parlamentares, uma vez que faltaria credibilidade e autoridade do Senado para apurar seus integrantes.

- Se nós passamos informações a funcionários de outra instituição, a Petrobras, imagine num inquérito em relação aos nossos próprios colegas da Casa? Alguém acredita que não serão dadas a eles as perguntas e respostas que se quer ouvir? Alguém acreditaria nisso? A casa do povo não tem autoridade para apurar a desconfiança que paira sobre ela própria. Talvez tenhamos de pedir um inquérito externo para saber se os senadores se comportaram como o professor demitido.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: