Senado aprova criação de cargos no Ministério da Cultura

Da Redação | 21/05/2014, 17h30

O Senado aprovou nesta quarta-feira (21) a criação de oito cargos em comissão destinados ao Ministério da Cultura (PLC 27/2014). Os contratados serão responsáveis pelas novas competências do ministério em relação ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A demanda foi criada com a mudança dos procedimentos de controle do pagamento de direitos autorais feita pela Lei 12.853/2013. O texto seguirá para a sanção presidencial.

De acordo com o ministério, as novas funções serão relacionadas à habilitação prévia de associações de autores, ao monitoramento permanente do trabalho dessas associações e à abertura de procedimento administrativo para anular o funcionamento de associação no caso de irregularidades. O governo também terá de exercer o papel de mediador de conflitos na área autoral por meio da Comissão de Mediação de Conflitos em Direito Autoral, além de aperfeiçoar a gestão coletiva desses direitos.

Segundo o projeto, os cargos, do Grupo Direção e Assessoramento Superiores (DAS), começarão a ser providos a partir de 1º de janeiro de 2015, com um impacto orçamentário de R$ 768,5 mil ao ano.

Para os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e José Agripino (DEM-RN), o gasto extra não se justifica, pois seria possível remanejar pessoal para essas áreas. Os dois, que consideram a estrutura do governo "inchada", votaram contra a proposta.

- O Poder Executivo, hoje, é inchado. Não vejo nenhuma justificativa para criar cargos, sejam de que espécie forem – disse Agripino, que classificou os gastos públicos no Brasil como um entrave para a competitividade e o combate à inflação.

Já o senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou que é necessário reestruturar setores que têm a tarefa de acompanhar atividades culturais.

- Não se pode imaginar isso como gasto, mas como investimento nas estruturas para propiciar cada vez mais a capilarização da cultura e o envolvimento de todos os setores da cultura na economia criativa e na economia do entretenimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: