Jarbas Vasconcelos atribui baixo crescimento da economia do país a má gestão

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/12/2013, 17h45

O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apontou nesta segunda-feira (16) a má gestão do governo como a causa do baixo crescimento da economia do país neste ano. Além da inflação e dos juros elevados, ele citou ainda a falta de transparência fiscal e a insistência do governo em "maquiar as contas públicas" como responsáveis pela falta de credibilidade e a instabilidade da economia.

O senador lembrou o episódio do reajuste dos combustíveis como exemplo da falta de comando do governo. O fato ocasionou prejuízo de R$ 24 bilhões à Petrobras num único dia, valor superior aos R$ 15 bilhões arrecadados com o leilão do campo de petróleo de Libra.

- Após o término dessa era do PT no  governo federal, o Brasil precisará iniciar um programa de despetização da Petrobras, para que a empresa continue funcionando como uma indutora do desenvolvimento nacional, mas mantendo sua posição de empresa sólida, respeitada e com credibilidade dentro e fora do país - afirmou.

Jarbas Vasconcelos lamentou também a falta de investimentos na educação básica e alertou que estudantes mal preparados na base podem ter dificuldade de continuar os cursos universitários.

O gasto três vezes mais elevado para manter uma pessoa em um presídio federal do que um estudante numa universidade pública, segundo o senador, mostra a falta de compromisso do governo com a educação.

Para ele, de nada adianta o Brasil alcançar o posto de sexta economia do planeta se no setor educacional ainda está bem abaixo de países mais pobres.

Jarbas Vasconcelos também lamentou a corrupção no setor público, mas disse que a condenação dos envolvidos no caso do mensalão pode servir de exemplo para aqueles que insistem em desviar dinheiro público.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: