Aníbal Diniz lembra liderança de Mandela no combate ao racismo

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/12/2013, 17h30

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) lembrou a liderança de Nelson Mandela, morto na semana passada, no combate ao racismo e ao regime do apartheid, na África do Sul. A atuação de Mandela pela justiça social, disse o senador, inspirou bilhões de pessoas em todo o mundo.

Aníbal Diniz disse que, mesmo após ficar preso por 27 anos pelo regime do apartheid, Mandela não guardou rancor e, em 1994, após assumir a presidência da África do Sul, promoveu a reconciliação entre brancos e negros, além de investir em infra-estrutura e combater a disseminação da Aids pelo país.

- Assim como Martin Luther King e Gandhi, Nelson Mandela teve um sonho, o sonho da bondade, da igualdade racial, da igualdade social, da compreensão e da esperança para a Africa do Sul e para tantas outras nações em conflito - afirmou o senador.

Aníbal Diniz registrou ainda que na semana passada esteve, juntamente com o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão, no presídio da Papuda, em Brasília, para visitar o ex-deputado federal José Dirceu e Delúbio Soares, companheiros de partido condenados no processo do mensalão.

O senador fez críticas ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, que determinou a prisão dos dois em regime fechado, embora tenham o direito ao regime semi-aberto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: