PEC do Voto aberto começa a ser examinada em Plenário

Da Redação | 13/11/2013, 16h40

 

O Plenário iniciou, por volta de 16h30, a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece o voto aberto em todas as decisões do Senado, da Câmara e das demais casas legislativas, como assembleias estaduais e câmaras de vereadores. A PEC 43/2013, de autoria do ex-deputado Luiz Antônio Fleury (PTB-SP), tramita em conjunto com outras duas PECs, que tratam do fim do voto secreto no Parlamento, mas de maneira mais restrita.

PEC 20/2013, do senador Paulo Paim (PT-RS), suprime da Constituição todas as referências ao voto secreto no Parlamento, mas não estende a medida às demais casas legislativas. Já a PEC 28/2013, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), acaba com o voto secreto nas deliberações parlamentares, exceto na escolha de magistrados e do procurador-geral da República.

O relator das propostas, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), é a favor da PEC 43/2013, que determina o voto aberto em todas as votações do Poder Legislativo. Assim, seu relatório, aprovado depois de muito debate na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), recomenda a aprovação da PEC 43/2013 e a rejeição das outras duas PECs.

Para a PEC ser aprovada, são necessários no mínimo 49 votos favoráveis em dois turnos de votação.

Pontos polêmicos

Não há acordo de lideranças sobre o mérito das propostas. A principal polêmica envolve as decisões relacionadas à escolha de autoridades e aos vetos presidenciais. Vários senadores são a favor da manutenção do voto secreto nessas duas situações. Já no caso da cassação de mandato parlamentar, o Senado já aprovou a PEC 86/07, do senador Álvaro Dias, que determina o voto aberto nesse tipo de votação. A proposta está pronta para ser votada no plenário da Câmara dos Deputados.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: