Jayme Campos propõe serviço civil obrigatório para profissionais de saúde

Da Redação | 13/03/2013, 18h10

 

O senador Jayme Campos (DEM-MT) anunciou nesta quarta-feira (13) a apresentação de projeto de lei para instituir o serviço civil obrigatório a profissionais de saúde. O objetivo é resolver o problema da falta de médicos e outros profissionais em municípios de regiões mais remotas do país.

- Criar-se, portanto, um banco de profissionais, aptos a serem destacados pela administração para servirem a partir de critérios a serem regulamentados pelo Ministério da Saúde nessas áreas mais carentes – explicou.

De acordo com o projeto, os estudantes da área de saúde que se formarem em universidades públicas ou que receberem bolsa do governo terão de trabalhar durante dois anos nas áreas com carência de profissionais. O senador argumenta que o serviço seria uma retribuição pelo fato de os estudos terem sido custeados pelos cofres públicos.

A proposta é de que a obrigatoriedade do serviço não seja apenas dos formados em medicina, mas também dos profissionais de odontologia, psicologia, enfermagem, farmácia, fisioterepia, nutrição e outras profissões a serem definidas. Além do banco de profissionais, o projeto também determina a criação um cadastro de carência e solicitações das municipalidades.

O senador pediu o apoio dos colegas para a aprovação do projeto com urgência.

-  Esperamos contar com o apoio e aperfeiçoamento dos  nobres colegas para que essa matéria possa prosperar. O quadro é grave e é urgente, temos certeza de que há condições evidentes a justificar que a proposição tramite em regime de urgência - defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: