Valadares defende desconcentração de poder no Congresso

Da Redação | 01/02/2013, 11h45

Para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), por ser majoritário no Senado e na Câmara dos Deputados, o PMDB possui o direito de indicar o presidente de cada uma das Casas. No entanto, como ressaltou, isso não seria conveniente porque deverá provocar excessiva concentração de poder dentro do Congresso Nacional.

Esse foi um dos argumentos que o senador utilizou ao defender a candidatura de Pedro Taques (PDT-MT) à presidência do Senado, ao invés do nome do peemedebista Renan Calheiros (AL). O pronunciamento foi feito em reunião preparatória destinada à eleição do sucessor de José Sarney.

- Isso desequilibra, sem dúvida nenhuma, a instituição partidária e a democracia dentro do Congresso Nacional – disse ele, em relação à reivindicação do PMDB no sentido da observância do princípio da proporcionalidade partidária na eleição da presidência da Casa.

Além de Renan Calheiros para a presidência do Senado, o PMDB defende o nome de outro integrante do partido, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN), para a presidência da Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: