Luiz Henrique condena massacre e pede sanções contra a Síria

Da Redação | 08/06/2012, 10h40

O senador Luiz Henrique (PMDB-SC) condenou, nesta sexta-feira (8), o que classificou de massacres cometidos pelas forças de segurança do ditador sírio Bashar al Assad contra os opositores que exigem a saída do presidente do poder.

Luiz Henrique lamentou toda e qualquer forma de opressão e de violência. Ele enfatizou que é contrário a uma intervenção militar na região, mas defendeu a aplicação de sanções econômicas para solucionar o confronto que já dura 15 meses no país.

- As grandes potências, principalmente Rússia e China, têm condições de através de sanções econômicas levar a Síria à pacificação e à construção de um regime democrático – defendeu.

O senador comparou a omissão das potências mundiais diante da situação da Síria com episódios da Segunda Guerra Mundial, como a invasão de Lídice, na antiga Tchecoslováquia, atual República Tcheca. A cidade foi totalmente destruída em 1942 pelo regime nazista de Adolf Hitler.

Segundo o parlamentar, Inglaterra e França assinaram um tratado com a Alemanha permitindo que o país tomasse territórios onde havia uma maioria de população germânica na antiga Tchecoslováquia. Para Luiz Henrique, a ambição das potências internacionais em relação ao genocídio diário na Síria, tem muita correlação com esse episódio passado.

- Presto uma homenagem ao povo checo ao indefeso povo checo que pelas mãos de duas potências, a Inglaterra e a França, tiveram seu território invadido para atender à megalomaníaca tese da falta de espaço vital que a Alemanha reclamava para tornar territórios – disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: