Jayme Campos lamenta ‘crescimento pífio’ da economia no primeiro trimestre

Da Redação | 05/06/2012, 20h55

O senador Jayme Campos (DEM-MT) lamentou em Plenário, nesta terça-feira (5), o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro do 1º trimestre deste ano. Na avaliação do parlamentar, a economia vem patinando desde o início do ano e o governo federal, na tentativa de encobrir o desempenho medíocre da produção nacional, coloca a culpa na crise internacional.

— Lembremo-nos de que este é o quinto trimestre seguido de expansão econômica inferior a 1% e de que isso não ocorria desde a década de 90 — disse o senador.

Jayme Campos se referiu ainda à redução da taxa de investimento que passou de 19,5% do PIB para 18,7%, sendo que a meta anunciada pelo governo era de 25%, para que o país não ficasse refém de importações.

Citando dados do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o senador disse que o país devera aplicar R$ 579 bilhões em investimentos em oito setores industriais entre 2012 e 2015, valor 6% menor que os R$ 614 bilhões estimados no ano passado para o período 2011 a 2014.

Para o senador, o Brasil não tem condições de aumentar o crescimento econômico com base em políticas de estímulo ao consumo, pois a população está altamente endividada e não há mais espaço para expandir o crédito.

— O fato é que o elevado nível do nosso consumo aliado às carências estruturais de oferta industrial e meios inadequados de escoamento de produção, por exemplo, leva-nos a uma sinuca que nem a redução das taxas de juros pode contornar — afirmou.

Em aparte, o senador Armando Monteiro (PTB-PE) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Jayme Campos, concordando com a tese de que o problema fundamental da economia brasileira está na falta de investimentos. Já o senador Wellington Dias (PT-PI) informou que a economia brasileira deverá apresentar um melhor desempenho nos próximos meses com a implementação de diversas obras do PAC, sobretudo na área de transportes, cujos projetos executivos estão sendo finalizados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: