Indicados para Comissão da Verdade estão acima de disputa ideológica, diz Jucá

Da Redação | 11/05/2012, 12h35

 

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) elogiou os nomes indicados pela presidente Dilma Roussef para compor a Comissão da Verdade, criada para investigar violação aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. O anúncio dos sete integrantes que vão compor a Comissão da Verdade foi feito nesta quinta-feira (11).

O grupo inclui o presidente da comissão de juristas que elabora anteprojeto do Código Penal, Gilson Dipp, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias; e a advogada Rosa Maria Cardoso da Cunha.

Completam a lista o ex-procurador-geral da República Cláudio Fonteles; o diplomata Paulo Sérgio Pinheiro; a psicanalista Maria Rita Kehl; e o jurista José Paulo Cavalcanti Filho.

- Os nomes que foram indicados estão acima de qualquer disputa, acima de qualquer questão ideológica e política, [são] nomes respeitados e admirados pelo Brasil – afirmou o senador.

Romero Jucá lembrou que a criação da comissão foi aprovada por unanimidade em outubro de 2011 pelo Plenário do Senado e enfatizou que o grupo terá “a importante missão de passar a limpo a história do Brasil”.

- Não se trata de revanchismo, não se trata de perseguição, mas é uma ação importante para preencher uma lacuna da nossa história política – disse Jucá, que classificou a criação da comissão como um “grande avanço para o país”.

A cerimônia de posse dos integrantes está marcada para o próximo dia 16. A Comissão Nacional da Verdade terá prazo de dois anos, contado a partir da data de sua instalação, para a conclusão dos trabalhos.

Enchentes

Romero Jucá também fez apelo à Defesa Civil e outros órgãos públicos para evitar prejuízos à população durante o período de chuvas em Roraima e antecipar a ajuda às populações ribeirinhas.

Segundo o senador, a previsão indica que enchentes podem voltar a ocorrer na região a exemplo das chuvas fortes que atingiram a capital e municípios do interior do estado no ano passado e que deixaram milhares de desabrigados.

- No ano passado tivemos a maior cheia do rio Branco e uma enchente que tomou proporções muito graves no nosso estado e este ano esse drama deverá novamente ocorrer. O rio Branco já está em um nível de altura maior do que esteve no neste mesmo período do ano passado – alertou Jucá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: