Obras de Cora Coralina serão editadas em e-book

Da Redação | 22/08/2011, 18h44

Vicência Brêtas Tahan, filha de Cora Coralina responsável pela obra da escritora goiana, anunciou nesta segunda-feira (22), no Senado, que os livros de sua mãe serão em breve editados em meio virtual. Em discurso durante sessão de homenagem aos 122 anos de nascimento de Cora Coralina, Vicência usou a expressão "e-book" para informar sobre o novo formato a abrigar os escritos da autora de Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais.

A filha de Cora não adiantou que empresas estão negociando as edições eletrônicas, mas disse considerar importante a ocupação desse novo espaço numa sociedade que dá valor crescente à tecnologia.

- Eu prefiro o papel mesmo - disse Vicência, de 80 anos, mas vá lá, são os novos tempos!

Ela também gostaria que termos como "e-book" fossem aportuguesados e advertiu que o correto seria chamar as edições em meio eletrônico de "livros virtuais".

Depois da publicação dos Poemas dos Becos de Goiás e Estórias mais, em 1965, Cora publicou, em 1976, Meu livro de Cordel. Outras obras da autora são: Estórias da Casa Velha da Ponte (contos); Meninos Verdes (infantil); O Tesouro da Casa Velha (contos); A Moeda de Ouro que o Pato Engoliu (infantil); Vintém de Cobre; e As Cocadas (infantil).

Entre os prêmios recebidos pelo conjunto de sua obra, destacam-se o Troféu Jaburu, do Conselho de Cultura do Estado de Goiás, em 1981; e o Troféu Juca Pato da União Brasileira de Escritores (UBE), em 1984. O Juca Pato é um dos mais importantes prêmios literários nacionais, já tendo sido concedido a nomes do porte de Érico Veríssimo, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Sérgio Buarque de Holanda e Carlos Drummond de Andrade. Este último alías, foi quem projetou realmente o nome de Cora em termos nacionais, ao escrever um artigo histórico para o Jornal do Brasil em 1980.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: