Ministro do Turismo fará balanço da pasta em Comissão do Senado

Da Agência Senado | 27/03/2024, 18h12

Na próxima terça-feira (2), o ministro do Turismo, Celso Sabino, irá participar de uma audiência pública interativa na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR). Ele irá apresentar ações e projetos da pasta, além de falar sobre as metas futuras. 

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as atividades turísticas cresceram 6,9% em 2023. É um valor acima do patamar pré-pandemia. 

De acordo com o balanço já divulgado pelo ministério, Celso Sabino informou que no ano passado o setor bateu um recorde no valor dos gastos de estrangeiros no país, alcançando R$ 34,5 bilhões. Graças ao crescimento, foram criados mais de 214 mil empregos formais. 

Na comparação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2022, houve expansão da atividade turística de 1,4%. Em sete estados, houve crescimento dos serviços voltados ao turismo, com destaque para Rio de Janeiro (9,7%), Rio Grande do Sul (8,1%) e São Paulo (3,8%), 

Já no acumulado do ano, dez estados tiveram taxas positivas, especialmente Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (11,5%), Bahia (11,4%), Paraná (10%) e São Paulo (6,5%).

Estímulos

O Ministério do Turismo também lançou programas em 2023 para estimular o brasileiro a viajar mais dentro do país. Um deles foi a parceria entre o governo federal e empresas aéreas chamado “Conheça o Brasil: Voando”. Outro projeto, o “Conheça o Brasil: Realiza”, oferece crédito a correntistas do Banco do Brasil para turismo.

Diante de dificuldades enfrentadas pelas empresas aéreas no Brasil e no exterior, também foi criado um projeto para estimular o turismo interno por meio de um Fundo garantidor para essas companhias. A proposta está sendo discutida entre o ministério e o Congresso Nacional.

A audiência pública foi solicitada pelo próprio ministro por meio de ofício, conforme a Constituição Federal (art. 50, §1º) e o regimento do Senado. A reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do portal e-cidadania, na internet, em senado.leg.br/ecidadania ou pelo telefone da ouvidoria 0800 061 22 11.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)