Grupo Parlamentar Brasil-Síria é aprovado na CRE

Da Agência Senado | 21/03/2024, 11h18

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (21), projeto de resolução (PRS) que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Síria. A proposta do senador Esperidião Amin (PP-SC) recebeu parecer favorável do relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS). O relatório, lido pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos-DF), será encaminhado para a Comissão Diretora (CDir).

O grupo parlamentar, criado pelo PRS 20/2022, tem o objetivo de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. A cooperação ocorrerá por meio de visitas, conferências, estudos e encontros de natureza política, jurídica, social, científica, cultural, educacional e econômica. 

Os parlamentos também poderão realizar permuta de publicações e trabalhos sobre matéria e experiências legislativas. O grupo poderá ainda manter relações culturais, de intercâmbio e de colaboração técnica com entidades nacionais e estrangeiras. A adesão de deputados e senadores será voluntária.

O autor destacou que os laços históricos e culturais entre os dois países são fortalecidos em virtude da forte presença da comunidade síria no Brasil. Ele acrescentou que há uma estimativa de quatro milhões de descendentes de sírios no país.

Além disso, o senador lembrou que o parlamento unicameral sírio, chamado de Assembleia do Povo, conta com o Grupo de Amizade Parlamentar Síria-Brasil. Esse conjunto estimula o contato com a comunidade de origem síria do Brasil, além de promover operações de investimentos no âmbito da reconstrução da Síria.

“Essas circunstâncias tornam claro que a diplomacia parlamentar pode ser importante ferramenta de aproximação entre os países e, certamente, conduz à democratização de discussões político-diplomáticas bilaterais”, afirmou.

Nelsinho pontuou que o país do Oriente Médio vive um conflito há mais de dez anos, que “inevitavelmente trouxe impactos sobre sua relação bilateral com o Brasil”. Além disso, o relator lembrou que o último contato presencial entre os países ocorreu em 2010, quando o presidente Bashar Al-Assad visitou o Congresso Nacional. “Acreditamos, diante disso, que a abertura de mais esse canal de diálogo seja bastante bem-vinda”, disse.

A Comissão de Relações Exteriores é presidida pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)