Senado fará sessão especial dia 1º de abril em defesa das pessoas com TEA, diz Arns

Da Agência Senado | 14/03/2024, 16h51

O senador Flávio Arns (PSB-PR) discursou sobre a importância da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), nesta quinta-feira (14), no Plenário. Ele convocou a população a participar de uma sessão especial no dia 1º de abril, antecedendo o Dia Mundial de Conscientização sobre o TEA, celebrado em 2 de abril.

— Já é um chamamento para que associações, federações, famílias, pessoas participem, seja presencialmente ou remotamente, para discutirmos as leis, as disposições legais, o atendimento, o apoio para as famílias, os medicamentos, o atendimento à pessoa com transtorno do espectro autista adulta, o idoso, a educação ao longo da vida não só na faixa etária escolar habitual — especificou.

O parlamentar compartilhou experiências pessoais e citou exemplos de famílias que enfrentam desafios diários na busca por serviços terapêuticos, educacionais e por medicamentos para seus familiares.

Arns destacou a importância do debate sobre políticas públicas e leis que visem garantir o pleno desenvolvimento e a inclusão social de pessoas com autismo, em todas as esferas da sociedade. Também mencionou o trabalho do Conselho Nacional de Educação na elaboração de diretrizes específicas para a educação de pessoas com TEA.

— Cada área tem as suas necessidades e o Conselho Nacional de Educação elaborou um documento muito apropriado, muito bom, fruto de muito debate, de muita discussão, que agora está sendo também veiculado, discutido pelo Brasil todo [...], aguardando agora que o Ministério da Educação possa ratificá-lo. Posso testemunhar a competência, a sensibilidade do ministro e o diálogo que ele sempre realiza — avaliou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)