Leila Barros celebra o lançamento do Novo PAC Seleções

Da Agência Senado | 14/03/2024, 10h27

A senadora Leila Barros (PDT-DF), em pronunciamento na quarta-feira (13), chamou a atenção para o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. A senadora enfatizou que o novo PAC tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento em todo o país, com investimentos estimados em R$ 1,7 trilhão, distribuídos em diversas áreas para promover melhor qualidade de vida dos brasileiros.

A senadora também mencionou que o governo planeja expandir os institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFB), com a meta de abrir 100 novos campi em todo o país até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sobradinho II e Sol Nascente foram as cidades do Distrito Federal escolhidas para sediar as novas unidades, segundo ela.

— Agradeço ao presidente Lula e aos ministros Camilo Santana [Educação] e Alexandre Padilha [Relações Institucionais] por terem acatado o meu pedido pela construção desses campi — não só o meu pedido, mas também da bancada do Distrito Federal. Eles vão impulsionar a formação profissional e fortalecer a base educacional necessária para o crescimento sustentável dessas regiões administrativas e, com os novos campi, o IFB, das 35 regiões, estará presente em 12 aqui no Distrito Federal — disse.

Leila também ressaltou que, na área da saúde, o Distrito Federal receberá recursos para equipar o Laboratório Central de Saúde Pública e o Centro de Inteligência Genômica, com o objetivo de preparar a capital para enfrentar emergências sanitárias. Já na área de educação, o novo PAC Seleções prioriza a retomada e a conclusão de várias obras, como creches, escolas e quadras esportivas, além de conectar 708 escolas do DF com internet de alta velocidade.

A parlamentar também ressaltou que no setor de infraestrutura do DF, o governo busca criar cidades mais sustentáveis, com obras como o Minha Casa, Minha Vida e a conclusão do corredor viário Eixo Oeste, além de investimentos em mobilidade urbana sustentável, incluindo a modernização do metrô e a expansão do modal até a região administrativa da Ceilândia.

— Este é o momento de unirmos forças, de olharmos além do horizonte e agirmos com determinação, para superar os desafios históricos que enfrentamos. Com esse programa, vamos escrever novos capítulos, na história do nosso país, onde cada sonho se torna possível, cada esforço é reconhecido e cada conquista será compartilhada. O futuro do Brasil e do Distrito Federal estão em nossas mãos — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)