Sessão especial vai homenagear ex-ministro Alysson Paolinelli

Da Agência Senado | 07/03/2024, 15h03

O Senado vai promover na sexta-feira (15), às 14h, uma sessão especial em homenagem ao ex-ministro Alysson Paolinelli. Os requerimentos para a homenagem (RQS 73/2024  e RQS 78/2024) foram apresentados pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT) e Izalci Lucas (PSDB-DF). A sessão vai ocorrer no dia em que a nomeação de Paolinelli para chefiar o Ministério da Agricultura completa 50 anos.   

O ex-ministro nasceu no município de Bambuí (MG) em 1936 e morreu no ano passado, em Belo Horizonte (MG), aos 86 anos, por complicações depois de uma cirurgia para colocar uma prótese no fêmur. Ele foi ministro de 1974 a 1979. Nesse período, foi um dos responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), onde implantou um amplo programa de bolsa de estudos para mais de 3 mil estudantes brasileiros nos mais diversos centros de pesquisa em agricultura pelo mundo.

Paolinelli foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2021, 2022 e 2023. Há três anos foi criada a Rede Paolinelli, que reúne instituições do mundo acadêmico e do agronegócio com o propósito de coordenar e estimular o engajamento na indicação do ex-ministro da Agricultura ao prêmio. 

Para o senador Wellington Fagundes, “Paolinelli foi um visionário e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura brasileira". Já Izalci lembra que, em 2006, o ex-ministro ganhou o prêmio World Food Prize, "equivalente ao Nobel da alimentação, concedido anualmente às pessoas que ajudaram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)