Paim destaca mobilização nacional em defesa da Justiça do Trabalho

Da Agência Senado | 28/02/2024, 16h05

O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou em pronunciamento nesta quarta-feira (28) a realização de uma grande mobilização nacional, marcada para esta quarta, em defesa da competência da Justiça do Trabalho. Segundo o parlamentar, o evento vai acontecer simultaneamente em 17 estados e foi articulado por sindicatos, federações, advogados, juízes e desembargadores do mundo do trabalho, com o apoio do movimento sindical:

— É importante destacar que a Justiça do Trabalho cumpre um papel fundamental, constitucional, de garantir os direitos dos trabalhadores do campo e da cidade, já que tem por função estabelecer a equidade nas relações do mundo do trabalho. No entanto, desde a reforma trabalhista, nos deparamos com o paulatino esvaziamento da competência constitucional da Justiça do Trabalho (que está preocupando a todos), patrocinada infelizmente por algumas decisões do próprio Supremo Tribunal Federal.

Institutos Federais

Paim afirmou ter sido procurado pelo prefeito de Rosário do Sul (RS) para tratar da possiblidade de o município receber um campus do Instituto Federal, tendo em vista que o governo iniciou um processo de expansão de dezenas de redes federais técnicas para fortalecer essa modalidade de ensino. O senador ressaltou que Rosário do Sul é um dos poucos municípios daquela região que não possui nenhum campus acadêmico, seja particular, estadual ou federal. O parlamentar disse ter encaminhado para a Casa Civil uma mensagem de apoio ao projeto.

— Há um estudo do Instituto de Ensino de Pesquisa (Insper) sobre o possível crescimento do PIB [produto interno bruto] brasileiro se houvesse mais investimentos no ensino técnico. O impacto positivo seria entre 1,84% e 2,32%, em longo prazo, enquanto que a probabilidade de obtenção de uma vaga na educação profissional e tecnológica iria triplicar, pelo interesse nos cursos técnicos. A qualificação profissional e técnica é um enorme passo para os jovens conseguirem emprego. Sabe-se que os países com melhores resultados em avaliações internacionais de educação investem fortemente para que os alunos cursem o ensino profissional junto com o médio — destacou o parlamentar.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)