Renan classifica presença de Dilma na abertura dos trabalhos legislativos como sinal de abertura ao diálogo

Da Redação | 01/02/2016, 22h03

O presidente do Senado, Renan Calheiros, comentou nesta segunda-feira (1º) a possibilidade de a presidente da República, Dilma Rousseff, comparecer à solenidade de abertura da 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura, marcada para a tarde desta terça-feira (2), no plenário da Câmara dos Deputados. Renan se pronunciou após reunião com governadores e vice-governadores de 17 estados.

— Amanhã nós vamos fazer a reabertura do ano legislativo. Eu me reuni mais cedo com a presidente Dilma Rousseff e ela sinalizou que viria ao Congresso Nacional. A vinda da presidente seria um gesto significativo e uma oportunidade para que nós possamos discutir os rumos do país neste ano que se apresenta com as mesmas dificuldades do ano que passou. Ao vir, a presidente demonstra que quer conversar — disse Renan Calheiros.

No início desta noite, foi anunciada a possibilidade de Dilma Rousseff, acompanhada de ministros de estado, trazer pessoalmente a mensagem presidencial para 2016, documento que todos os anos é trazido e lido durante a sessão pelo ministro-chefe da Casa Civil. O objetivo da presidente da República seria pedir colaboração dos deputados e senadores para votar matérias consideradas importantes e com impacto na área econômica e tratar sobre as ações governamentais de combate às endemias como as da dengue e do zika vírus.

Há a possibilidade de a presidente abordar a necessidade de aprovação da Desvinculação de Receitas da União (DRU) e a recriação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF).

Mais cedo, os governadores e vice-governadores reunidos com o presidente Renan Calheiros pediram ajuda do Senado para incluir na proposta que trata da DRU em tramitação na Câmara um mecanismo de desvinculação das receitas dos estados. A DRU é um mecanismo que permite ao governo federal usar livremente 20% de todos os tributos federais vinculados por lei a fundos ou despesas.

Na noite desta segunda, o site da Presidência da República dava como confirmada a vinda da presidente ao Congresso para a abertura dos trabalhos lagislativos.

Da assessoria de imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)