Morre o ex-senador Lomanto Junior

teresa-cardoso | 24/11/2015, 11h36

Senador de 1979 a 1987, onde representou a Bahia, primeiro pela Arena, depois pelo PFL, morreu, nesta segunda-feira (23), em Salvador (BA), aos 90 anos de idade, Antônio Lomanto Júnior. Ex-governador da Bahia, ele estava internado desde o dia 4 de outubro e a causa da morte foi insuficiência de múltiplos órgãos. O velório se realiza, nesta terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, em Salvador, e o enterro se dará nesta quarta (25), em Jequié, cidade onde nasceu e da qual foi prefeito.

Vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, governador e senador, Lomanto Junior formou-se como dentista, mas logo iniciou uma carreira política influenciada pelo líder Otávio Mangabeira. Sempre fez política voltado para as necessidades municipais, para o desenvolvimento da agricultura e para a qualidade de vida do camponês. Em 1962, elegeu-se governador da Bahia, com o slogan “Feijão na panela”. Foi sua a iniciativa de construir uma estrada ligando Salvador a Juazeiro, na fronteira da Bahia com Pernambuco.

No Senado, apesar de apoiar o governo, Lomanto Junior sempre fez oposição a Antonio Carlos Magalhães, principal liderança baiana a sustentar o regime militar. Na atuação parlamentar no Senado foi municipalista e chegou a propor a constituição de uma comissão permanente para tratar exclusivamente das questões dos municípios. Também é autor de propostas como a de uma PEC para destinar ao Nordeste a aplicação de 30% da receita tributária da União e de projeto que instituiu o dia nacional do psicólogo.

O ex-senador deixa cinco filhos, dez netos e dez bisnetos. Seus herdeiros políticos são seu filho Leur Lomanto (ex-deputado federal) e seu neto Leur Lomanto Junior, deputado na Assembleia Legislativa da Bahia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Homenagem Oposição Regime Militar