Morre, aos 58 anos, o ex-senador José Eduardo Dutra

Da Redação | 04/10/2015, 11h15

O ex-senador pelo PT de Sergipe José Eduardo Dutra morreu na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte, aos 58 anos, segundo informou a assessoria do partido. Ex-presidente do PT e da Petrobras, Dutra foi senador de 1995 a 2002 e lutava há anos contra um câncer.

Atualmente, ele era o primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O velório está marcado para as 10h desta segunda-feira (5), na capital mineira, seguido da cerimônia de cremação, ainda segundo o PT.

José Eduardo Dutra foi titular das principais comissões temáticas do Senado Federal ao longo de seu mandato, marcado por bandeiras como o emprego e a defesa das empresas públicas. Participou de CPIs que marcaram a história do Congresso Nacional, como a do Judiciário e a do Futebol.

Geólogo de profissão, José Eduardo Dutra nasceu no Rio de Janeiro (11/4/1957), mas fez carreira profissional e política em Sergipe. Foi presidente do sindicato estadual dos mineiros, que reunia os funcionários da Petrobras, do qual era funcionário. Dirigiu também a Central Única dos Trabalhadores (CUT), o que o ajudou a se eleger senador em 1994.

Seu último cargo público, inclusive, foi o de diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, do qual se afastou por causa da doença.

Em sua conta pessoal no Twitter, José Eduardo Dutra se definia como "botafoguense, noveleiro e petista em ordem cronológica. Aos 7, 10 e 23 anos respectivamente."

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)