Para Lídice, é dever do Congresso buscar soluções para a crise

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/08/2015, 17h58

Ao ressaltar que o brasileiro quer uma solução para a crise, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou ser dever do Congresso Nacional atuar nesse sentido. Em sua avaliação, a garantia dos empregos, a retomada do desenvolvimento e a segurança dos investimentos empresariais não dependem apenas do Poder Executivo, mas também do Senado e da Câmara dos Deputados.

Segundo Lídice da Mata, o Congresso Nacional precisa ter uma postura propositiva, sugerindo e aprovando medidas que possam tirar o país do caminho da recessão e garantir a governabilidade. A senadora ressaltou que a situação do Rio Grande do Sul aponta a crise dos estados como uma das prioridades dessa pauta propositiva.

Como solução para os estados, Lídice da Mata defendeu a aprovação da proposta que unifica o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e da criação de fundo para compensar os estados que tiverem perdas com a unificação. A senadora também é favorável ao projeto sobre repatriação de dinheiro de brasileiros investido no exterior.

— Não se pode, em nome da aprovação ou da desaprovação de um presidente, colocar na pauta prioritária do país uma discussão sobre impeachment. Trata-se, sim, de assumirmos as responsabilidades de apontar um caminho de saída. E esse caminho tem que fazer com que a pauta do Pacto Federativo assuma prioridade. Sair da crise, mas sair fortalecendo os estados. Sair da crise, mas sair fortalecendo os municípios — ressaltou.

Lídice da Mata também saudou a quinta edição da Marcha das Margaridas, que trouxe a Brasília trabalhadoras rurais de todo o país. A senadora destacou que o movimento pretende colocar na pauta nacional a questão dos direitos da mulher e da participação feminina na política.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)