Hélio José propõe criação de agência de fomento para facilitar inserção do Brasil no comércio global

Da Redação | 12/08/2015, 20h54

O senador Hélio José (PSD-DF) anunciou em Plenário, na terça-feira (11), a apresentação de projeto de lei com objetivo de criar a Agência Brasileira de Negócios, a Invest Brasil. De acordo com o representante do Distrito Federal, a nova agência de fomento teria a missão de trabalhar pela internacionalização de empresas brasileiras. O parlamentar apresentou sua proposta no momento em que se discutia a Agenda Brasil, lista de projetos sugeridos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, com objetivo de contribuir para a retomada do crescimento econômico.

Segundo Hélio José, a Invest Brasil deve ter a finalidade de elaborar, planejar, coordenar, facilitar, promover e monitorar a execução de uma Política Nacional de Investimento. Para isso, buscaria articular-se com órgãos públicos e entidades privadas para orientar e fomentar diretrizes estratégicas de atração e internacionalização de empresas, com propostas de soluções sustentáveis no “ambiente operacional político, econômico, científico e tecnológico, social, cultural, legal, ético-moral, empresarial e ambiental”.

— Estamos cada vez mais fora do comércio internacional no sentido inverso de nações como Japão, Coreia do Sul, Cingapura, Taiwan, China e Vietnã, que se desenvolveram a partir da atração de empresas internacionais, gerando um salto quântico de suas economias, gerando riqueza e prosperidade aos seus povos — acrescentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: