Ana Amélia alerta para os efeitos negativos da crise econômica no Rio Grande do Sul

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/08/2015, 20h10

A senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou para as consequências da crise econômica enfrentada pelo governo do Rio Grande do Sul. Ela avalia que os problemas aumentarão no próximo mês, quando será impossível pagar integralmente os salários do funcionalismo público.

Ana Amélia considera que a situação é grave do ponto de vista federativo, e sugeriu à presidente Dilma Rousseff "um pouco de sensibilidade" diante das dívidas dos estados. A senadora gaúcha sublinhou que, tal como o Rio Grande do Sul e vários outros estados, a União também atravessa sérios problemas financeiros. O corte de despesas com ministérios e cargos comissionados serviria de exemplo de sacrifício por parte do governo federal, sugeriu.

— Do ponto de vista do exemplo que o governo dá para a sociedade, é muito relevante. É pena que a presidente da República perdeu o chamado timing, a hora de fazer isso. Agora, quanto mais se agrava a crise, maiores dificuldades terá o governo de convencer a sociedade — afirmou.

A proposta de aumento de impostos para a saída da crise no Rio Grande do Sul é rejeitada pela senadora. Ana Amélia considera essa uma solução “enxuga-gelo” e que deprime ainda mais a economia e aumenta uma carga tributária que classificou como insuportável.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)