Senado aprova dois diretores para Agência Nacional de Aviação Civil

Da Redação | 05/08/2015, 18h38

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (5) as indicações de Ricardo Fenelon Júnior e José Ricardo Botelho de Queiroz para assumirem diretorias da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Fenelon recebeu 61 votos favoráveis e 10 contrários. Já Botelho foi confirmado por 59 votos a 8.

Ricardo Fenelon das Neves Júnior é bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub) e especializou-se em arbitragem internacional e resolução de disputas na Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos. Ele atuou como advogado da Arko Advice, empresa de análise política e estratégica, e trabalhou em escritórios de advocacia com ênfase em causas de direito administrativo e questões concorrenciais, de infraestrutura e de regulação.

Formado em Direito pela Universidade Católica de Salvador, José Ricardo Pataro Botelho de Queiroz fez curso de formação profissional de delegado federal pela Academia Nacional de Polícia Federal e completou vários cursos de especialização na área de segurança, no Brasil e no exterior. Entre 2001 e 2012, foi secretário nacional de Segurança para Grandes Eventos e serviu por dois anos na delegação do Brasil na Organização de Aviação Civil Internacional (Oaci), em Montreal, no Canadá.

Em suas sabatinas na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), os novos diretores falaram principalmente sobre segurança de aeroportos e voos, expansão do setor aéreo e aviação regional. Eles também ressaltaram a importância da reforma do Código Brasileiro de Aeronáutica, que está em discussão em comissão especial do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)