Acir Gurgacz critica elevação das taxas de juros

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/08/2015, 18h09

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu em Plenário nesta terça-feira (4) ao Ministério da Fazenda para que abandone a política de aumento de juros no país. O senador afirmou que a estratégia adotada pelo governo federal não tem dado o resultado esperado e tem apenas aumentado a recessão da economia.

Ele citou o lucro divulgado pelos bancos privados no segundo trimestre de 2015 como exemplo de que a atual política econômica não está dando certo. Os dois maiores bancos do país, Itaú e Bradesco, registraram um aumento de 20% nos lucros, em média, em relação ao ano passado.

Acir Gurgacz alertou que, enquanto isso, no primeiro semestre deste ano, a indústria nacional teve desempenho negativo em quase todos os indicadores, com queda no faturamento e na geração de empregos.

- Esta política de juros aliada ao ajuste fiscal e à austeridade econômica, com cortes significativos em setores estratégicos como a infraestrutura, as obras do PAC, saúde e educação, não estão surtindo o efeito desejado na economia. Estão criando um quadro recessivo que tem de ser estancado o mais rápido possível para que nós possamos manter o emprego no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)