Elmano parabeniza 18 anos do Programa Interlegis

Da Redação | 10/07/2015, 11h54

Em pronunciamento nesta sexta-feira (10), o senador Elmano Férrer (PTB-PI) parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Programa Interlegis, criado pelo Senado em 1997 para apoiar o processo de modernização e integração do Poder Legislativo.

— O Programa Interlegis comemora, neste ano, 18 anos. Assim, eu não poderia deixar de parabenizar toda a equipe do Interlegis por esse valoroso trabalho que, pelo que pude sentir, se configura na verdadeira política de Estado, tendo à frente o Senado da República – disse.

Idealizado para beneficiar as 5.561 câmaras municipais do país, as 26 Assembleias Legislativas e a Câmara Legislativa do DF, o Programa Interlegis, oferece consultorias, oficinas, cursos a distância e presenciais para a capacitação de servidores da Casa e órgãos conveniados, além da transferência de tecnologias.

— No caso do Piauí, solicitei pessoalmente aos técnicos do Interlegis que realizem uma ação intensiva de capacitação nas câmaras municipais do nosso estado – relatou.

Um dos produtos ofertados é o Solução Web Interlegis, que permite às casas Legislativas criarem seu portal na internet de maneira simples, rápida e gratuita. Para Elmano, ampliar a comunicação do Legislativo com a sociedade organizada é fundamental para fortalecer a transparência dos órgãos públicos.

— Segundo matéria da Folha de S. Paulo, de maio do ano passado, metade das câmaras municipais de nosso país não tinha site na internet. Isso não representa um problema. Isso não representa um problema meramente tecnológico. É um grande problema de natureza política, porque impede a aproximação do cidadão com as casas legislativas. Isso enfraquece a legitimidade da política – avaliou.

O senador também parabenizou o trabalho da Secretaria de Comunicação do Senado (Secom) e do Prodasen, órgão responsável pelas soluções de tecnologia da informação da Casa.

— Temos que ressaltar também o papel da TV Senado, da Rádio Senado, da Agência, bem como do Prodasen. São grandes instrumentos que nos permitem interagir cada vez mais com a população – assinalou.

Elmano saudou ainda o trabalho de outras áreas da Casa como o setor responsável pelos serviços gerais. O discurso foi endossado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que cumprimentou os funcionários da Polícia do Senado e do setor de taquigrafia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)