Senado aprova indicação de novo embaixador brasileiro no Equador

Da Redação | 07/07/2015, 18h47

O Senado aprovou nesta terça-feira (7) a indicação de Carlos Alfredo Lazary Teixeira para o cargo de embaixador do Brasil no Equador. A aprovação em Plenário se deu por 64 votos favoráveis e 4 contrários.

Durante a sabatina, realizada em junho pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Teixeira reconheceu a relação comercial desequilibrada entre Brasil e Equador e disse que a participação de empresários em feiras e missões comerciais é fundamental para reversão deste quadro. Ele se dispôs a trabalhar ainda por uma maior aproximação entre os Legislativos e o meio acadêmico dos dois países.

O indicado também falou sobre o aumento na imigração para o Brasil, especialmente de haitianos. Muitos desses imigrantes são trazidos pelos chamados “coiotes”, que atuam no Peru e no Equador. Para o embaixador, o caminho não é impedir a entrada de haitianos no Brasil e sim impedir que eles  venham pelas mãos dos coiotes.

Currículo

Em sua carreira, Carlos Alfredo Lazary Teixeira desempenhou funções como a de  conselheiro em Buenos Aires, na Argentina; cônsul-geral adjunto em Miami, nos Estados Unidos; chefe da Divisão de Operações de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores; ministro-conselheiro em Washington, nos Estados Unidos; assessor especial na Presidência da República (2008-2011); e embaixador em Lima no Peru.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)