Lindbergh: comitiva de senadores da oposição à Venezuela teve “papel incendiário”

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/06/2015, 18h03

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou  a comitiva de senadores que visitou a Venezuela na semana passada. Segundo ele, faltou cuidado e equilíbrio quando se permitiu que as esposas dos líderes da oposição venezuelana entrasse no ônibus que os parlamentares brasileiros usaram para deixar o aeroporto e ir até a cidade.

Lindbergh lembrou que a Venezuela vive um momento delicado e afirmou que os senadores tiveram um “papel incendiário” em vez de diplomático ao fazer aliança prioritária com “os setores golpistas e mais extremados daquele país”.

O senador disse ainda que o governo da Venezuela não negou o pouso do avião da Força Aérea Brasileira (FAB) naquele país e defendeu o embaixador brasileiro Rui Pereira, acusado de abandonar a comitiva. Lindbergh ainda convidou os senadores da oposição para viajar na próxima quinta-feira com a nova comitiva que visitará a Venezuela.

— Eu espero trazer aqui uma posição de equilíbrio dessa comissão do Senado brasileiro. Por isso, vamos conversar com todas as partes. O pior caminho para a Venezuela é o do enfrentamento, do acirramento da crise, um caminho que pode levar à guerra civil. O caminho que nós queremos é o caminho das eleições livres e da legalidade democrática — afirmou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)