Senadores elogiam Romário por propor CPI da CBF

simone-franco e Guilherme Oliveira | 02/06/2015, 14h30

Durante a reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta terça-feira (2), os senadores do Partido dos Trabalhadores Paulo Paim (RS) e Fátima Bezerra (RN), que é a vice-presidente da comissão, expressaram seu apoio à investigação no futebol brasileiro, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) solicitada pelo presidente do colegiado, senador Romário (PSB-RJ). Eles recordaram que o parlamentar já havia se manifestado publicamente, em diversas ocasiões, sobre supostos desvios e desmandos na CBF.

— Muito do que está aparecendo o senhor vem denunciando há muito tempo. Assinei o pedido de CPI e não tenho dúvida de que a bancada do PT estará ao seu lado — garantiu Fátima.

Ao registrar sua “enorme satisfação” em assinar o requerimento para a CPI, Paim afirmou que a investigação era algo devido ao país há muito tempo.

As manifestações dos senadores petistas foram feitas após aprovação de mudança no Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei 10.671/2003) na reunião desta terça-feira.

O requerimento de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi apresentado por Romário na última quarta-feira (27), mesmo dia em que a Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos (FBI) requereu a prisão de sete dirigentes da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) na Suíça. A ação foi movida por denúncias de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão na organização de competições e contratos de marketing esportivo e transmissão dos jogos. Entre os presos, estava o ex-presidente da CBF José Maria Marin, que deixou o cargo em abril e é um dos cinco vice-presidentes da Fifa.

Sisu

A CE aprovou ainda, nesta terça-feira (2), requerimento do senador Donizeti Nogueira (PT-TO) para realização de audiência pública sobre as dificuldades de acesso dos jovens brasileiros à internet. O pedido foi motivado por problemas relacionados ao acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que gerencia a oferta de vagas em universidades públicas para participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e só pode ser acionado via internet.

Ao final da reunião, Romário anunciou a realização na próxima terça-feira (9), às 10h, de audiência pública com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)