Randolfe teme prejuízo ao Amapá na exploração de petróleo

Da Redação | 02/06/2015, 20h40

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), em pronunciamento nesta terça-feira (2), protestou contra possível prejuízo a seu estado na exploração de petróleo e gás na foz do Rio Amazonas, no litoral amapaense. Segundo o senador, é inaceitável que uma empresa francesa de logística de suporte à atividade petrolífera tenha se instalado no Pará, contrariando as garantias de investimento de conteúdo local.

- Quero saber como essas empresas vão se instalar sem a base operacional instalada no Amapá. O que sentimos é como se tivesse havido um segundo ataque de corsários franceses sobre o Amapá - comentou, citando a disputa de fronteira com a Guiana Francesa no fim do século 19.

Randolfe observou que, caso se verifiquem as previsões sobre as reservas da bacia do Amazonas, a produção brasileira de petróleo e gás poderá aumentar quase 100%. Para ele, o petróleo pode mudar o paradigma da economia do Amapá, mas seu estado pode ser vítima de um "crime de lesa-pátria" que demanda uma resposta política e as medidas judiciais cabíveis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)