Cristovam Buarque pede apoio a projeto para diminuir número de crianças desaparecidas

Da Redação | 25/05/2015, 16h49

No Dia Internacional da Criança Desaparecida, o senador  Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu a aprovação de projeto apresentado por ele que obriga as emissoras de televisão a exibirem durante um minuto, todos os dias, fotos de pessoas desaparecidas.

Com o projeto, que ele espera ver aprovado logo, o senador acredita que o número de crianças desaparecidas diminuiria bastante. Atualmente estima-se que o número varia de 40 a 50 mil.

Para o senador, problemas na área de saúde e de educação também levam ao desaparecimento de crianças. Ele destacou o fato de 1, 6 milhão de crianças abandonarem os estudos e a falta de UTI e de atendimento médico que levam à morte milhares de meninos e meninas.

Segundo Cristovam, em 30 anos, 600 mil crianças morreram em consequência da violência no Brasil:

— 600 mil em 30 anos dá 20 mil por ano. Poucas guerras matam 20 mil pessoas. No Brasil, 20 mil mortes de crianças. Dessas,  180 mil, em 30 anos, foram por homicídio, ou seja, 6 mil crianças por ano vítimas de homicídios. Balas perdidas, assassinatos, como a gente vê na tevê, por padrasto, madrasta, pais, ou seja, este é um país de crianças desaparecidas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)