Senado aprova indicações de três embaixadores

Da Redação | 19/05/2015, 19h10

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) as indicações de três diplomatas que terão a responsabilidade de comandar representações brasileiras no exterior: Paulo Cesar de Oliveira Campos para a Embaixada do Brasil na França; João Alberto Dourado Quintaes para o Mali; e Cícero Martins Garcia para a Geórgia.

O nome de Paulo Cesar de Oliveira Campos foi aprovado por 66 votos favoráveis, 4 contrários e uma abstenção. Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o indicado afirmou que terá como prioridade atuar na defesa dos interesses comerciais do Brasil e no apoio para a instalação de empresas brasileiras na França. Além da França, ele vai representar o Brasil também no Principado de Mônaco. Para isso, deixará a Embaixada do Brasil na Espanha, da qual é titular.

O nome de João Alberto Dourado Quintaes para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Mali foi aprovado por 68 votos a favor e 6 contrários. Durante a sabatina, realizada em abril pela CRE, João Quintaes ressaltou a cooperação mantida pelo Brasil com aquele país na produção agrícola, especialmente de algodão.

Outro indicado que teve o nome aprovado, com 72 votos a favor e 4 contrários, foi Cícero Martins Garcia, que será o novo embaixador do Brasil na Geórgia. Na sua sabatina, realizada pela CRE no final de abril, Cícero Garcia disse que, desde a chamada Revolução das Rosas, em 2003, a Geórgia procura se abrir ao Ocidente. Segundo o indicado, o comércio com o Brasil tem crescido desde então, e as exportações brasileiras para aquele país alcançaram US$ 276 milhões em 2014.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: