Comissões debatem a situação política da Venezuela

Da Redação | 06/05/2015, 15h01

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) realiza nesta quinta-feira (7), às 10h, sessão para debater a situação política da Venezuela, com a presença das esposas de dois líderes oposicionistas que se encontram na prisão. A iniciativa é do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

No mesmo dia, às 15h, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública para ouvir o Defensor do Povo da Venezuela, Tarek William Saab, que vai falar sobre a situação dos direitos humanos naquele país. A iniciativa é dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Donizeti Nogueira (PT-TO).

Na CRE falará Lilian Tintori, casada com Leopoldo Lopez, ex-prefeito do município de Chacao, que se encontra detido desde fevereiro de 2014, acusado de ter incitado violência nas manifestações contra o chavismo, que resultaram em 43 mortes à época.

Também será ouvida Mitzy Capriles, casada com o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma. Em pleno exercício do mandato, ele foi preso em janeiro por agentes do Serviço Bolivariano de Inteligência Nacional (Sebin), sob a acusação de integrar conspiração para derrubar o presidente Nicolás Maduro.

No último dia 5, o Plenário do Senado aprovou voto de censura ao governo da Venezuela pela prisão arbitrária de políticos opositores ao regime. A prisão viola as cláusulas democráticas do Protocolo de Ushuaia sobre Compromisso Democrático no Mercosul.

Relatório da Anistia Internacional, de março de 2015, aponta a ocorrência de violação de direitos humanos na Venezuela, passado mais de um ano das manifestações a favor e contra o governo de Maduro, ocorridas entre fevereiro e julho de 2014.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)