Telmário Mota elogia prorrogação de prazo para adesão ao Cadastro Ambiental Rural

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/05/2015, 15h36

O senador Telmário Mota (PDT-RR) elogiou nesta terça-feira (5) o governo federal por ter prorrogado, por mais um ano, o prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Ele explicou que esse cadastro é da maior importância porque dá suporte aos agricultores em relação ao licenciamento ambiental das terras, empréstimos em bancos e monitoramento da propriedade.

Telmário informou que, no estado dele, mais de 10 mil estabelecimentos necessitam obter o cadastro ambiental rural.

— Temos 8.9 mil da agricultura familiar e 1,4 mil agricultores que não são da agricultura familiar. Nos 15 municípios, temos aproximadamente 12 mil propriedades em 62 assentamentos. Portanto, estamos muito felizes em conseguir essa prorrogação porque ela vai, sem nenhuma dúvida, facilitar a vida do agricultor.

Telmário Mota também saudou os 150 anos de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon, militar e sertanista que desbravou as Regiões Centro-Oeste e Norte nos séculos 19 e 20.  Ele disse que, por causa das expedições do marechal Rondon, passou a ser habitada a região onde hoje se situa o estado de Rondônia, que tem esse nome em homenagem ao militar.

Após observar que, como ele, Rondon era descendentes de índios, o senador ressaltou que sob o lema "Morrer se preciso for, matar nunca", Rondon  foi o líder responsável e grande idealista da convivência pacífica entre índios e brancos.

Telmário Mota também saudou o dia do líder comunitário, afirmando que esses líderes são “servidores voluntários da sociedade”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Telmário Mota