Senado debate crise e desenvolvimento em sessão temática nesta quarta

Da Redação | 05/05/2015, 20h12

Os senadores vão debater a crise e as perspectivas de longo prazo para o desenvolvimento do Brasil com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e especialistas em economia: Carlos Lessa, ex-presidente do BNDES, Darc Antônio da Costa, professor da UFRJ e ex-vice-presidente do BNDES, e com os pesquisadores da FGV, Samuel Pessoa e Fernando Veloso. A sessão temática será nesta quarta-feira (6) às 11h no plenário do Senado.

— Essa sessão temática é importante para que nós possamos no debate confrontar pontos de vista. Como todos sabem, a sessão temática é uma alteração que nós fizemos no regimento do Senado Federal para estimular a volta dos grandes debates a esta Casa — explicou o presidente do Senado, Renan Calheiros.

A sessão temática foi requerida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR). Na justificação do requerimento, Requião argumenta que o Brasil vem passando por “profunda crise de natureza econômica, política e com riscos de crise institucional”. Para o senador, é preocupante que o país não tenha “visão de longo prazo, projeto estratégico, projeto nacional”.

“O Brasil necessita, com urgência, de um projeto nacional que oriente o governo, o Congresso, os partidos, o capital produtivo, a classe trabalhadora, a política externa. Enfrentar a crise que se avoluma e se aprofunda exigem planejamento estratégico e projeto nacional”, afirma Requião no documento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)