CDH realizará audiência sobre confronto entre policiais militares e professores no Paraná

Da Redação | 04/05/2015, 17h40

O confronto ocorrido entre policiais militares e professores do Paraná no último dia 29 de abril será debatido em audiência pública interativa promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta quarta-feira (6).

Os professores entraram em greve no dia 25 de abril contra a aprovação de mudanças nas regras de aposentadoria do funcionalismo estadual, assunto que os levou a realizar várias manifestações públicas. No dia em que o projeto sobre o tema foi votado pela Assembleia Legislativa do Paraná, protestos no Centro Cívico de Curitiba resultaram em mais de 200 feridos por balas de borracha e bombas de efeito moral, além de sete manifestantes presos. A Secretaria de Segurança Pública afirma que entre os feridos, 20 são policiais.

O Ministério Público paranaense investiga se houve excessos na repressão policial e abuso de autoridade. A audiência foi requerida pelo presidente da CDH, Paulo Paim (PT-RS), e pelas senadoras Regina Sousa (PT-PI), Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Fátima Bezerra (PT-RN). A audiência também contará com a participação de deputados federais.

Foram convidados para a audiência pública Carlos Alberto Richa, governador do Paraná; Francisco Francischini, secretário estadual de Segurança; coronel Adilson Castilho Casitas, Chefe da Casa Militar; Hermes Leão, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná; Celso Augusto Schröder, representante da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaje); Marcus Vinicius Furtado Coelho, presidente do Conselho Federal da OAB; Pepe Vargas, ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; e Átila Roque, diretor executivo da Anistia Internacional.

A reunião começa às 9h, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)