Senado fará oficinas legislativas para câmaras municipais do Tocantins

Da Redação | 30/04/2015, 09h17

O Programa Interlegis, do Senado Federal, realizará uma oficina de 4 a 8 de maio na Câmara Municipal de Porto Nacional, no Tocantins, com o objetivo de promover a modernização, a integração e a transparência do Poder Legislativo.

A abertura oficial, às 9h30, contará com a presença do senador Vicentinho Alves (PR-TO), que, como primeiro-secretário do Senado, preside o Conselho Nacional do Programa Interlegis. Os palestrantes serão os consultores do Senado Antônio Helder Medeiros Rebouças, Ronaldo Jorge Araújo Vieira Júnior e Francisco Etelvino Biondo.

Serão oferecidos treinamentos para utilização do Portal Modelo, para as câmaras municipais que desejam ter sua página na internet, e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta de acesso a informações sobre a atividade legislativa, incluindo temas como funcionamento do Plenário e das comissões, tramitação de matérias legislativas, Ordem do Dia e discursos.

Esta será a primeira das oficinas que serão realizadas no Tocantins ao longo de 2015. A convite da Primeira-Secretaria do Senado, participarão do treinamento representantes das câmaras municipais de Aliança do Tocantins, Brejinho de Nazaré, Chapada da Natividade, Crixás, Fátima, Ipueiras, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Monte do Carmo, Natividade, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Santa Rita do Tocantins, Santa Rosa do Tocantins e Silvanópolis. Cada uma dessas câmaras deve enviar dois servidores, com disponibilidade para participar das atividades que serão desenvolvidas durante os cinco dias da oficina.

O Interlegis oferece às Casas legislativas, sem qualquer custo, consultorias, oficinas, cursos à distância e presenciais para a capacitação de servidores, além de transferência de tecnologias.

(Com informações da assessoria do senador Vicentinho Alves)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)