CPI aprova reunião com principal fonte de informações do caso HSBC

Da Redação | 30/04/2015, 10h57

A CPI do HSBC aprovou nesta quinta-feira (30) a realização de uma oitiva com o ex-funcionário do banco HSBC em Genebra Hervé Falciani, responsável pelo vazamento de informações sobre contas de clientes de diversas partes do mundo. Essas contas poderiam estar relacionadas com crimes como evasão fiscal e lavagem de dinheiro.

O requerimento foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). Ele lembrou que Falciani já disse à imprensa que está disposto a colaborar com as autoridades brasileiras. O requerimento prevê que o ex-funcionário deverá prestar esse depoimento no Brasil desde que haja condições apropriadas de segurança, garantidas pelo Ministério da Justiça.

Caso Falciani não se sinta seguro para prestar o depoimento no Brasil, haveria uma diligência da CPI para Paris.

A CPI também aprovou outros três requerimentos, de autoria do relator da comissão, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). O primeiro pede informações complementares aos 342 brasileiros já listados como titulares de contas no HSBC de Genebra.

Também foi aprovado o aviso à Procuradoria-Geral da República sobre a existência da CPI, de modo a propiciar o compartilhamento de informações.

Foi aprovada ainda a solicitação de compartilhamento de informações com o Ministério da Justiça.

Os senadores estão preocupados com o futuro das investigações na CPI, uma vez que o secretário nacional de Justiça, Beto Vasconcelos, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, afirmou que os dados colhidos na França pelo Ministério da Justiça e pelo Ministério Público não poderão ser compartilhados com a comissão.

— Precisamos ter o acesso direto às informações envolvendo essas 6,5 mil contas de cerca de 8 mil brasileiros. Por isso a oitiva com o Falciani — destacou Randolfe.

— Se o Ministério da Justiça não puder compartilhar os dados, isso põe a CPI em xeque. Precisaremos tratar diretamente com as autoridades francesas — disse Ferraço.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)